quarta-feira, 21 de novembro de 2007

PROJETO - CIDADE DA MATEMÁTICA

ESCOLA MUNICIPAL CHAPEUZINHO VERMELHO
CENTRO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA INCLUSIVA



PROJETO CIDADE DA MATEMÁTICA

TEMA: APRENDER E APLICAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM SALA NO DIA-A-DIA



PROFESSORA: Isaura Gorete De Carli
COORDENADORA: Elizete Carvalho Maciel.
Turma: 4ª Série A - Matutino



TERRA NOVA DO NORTE-MT.
JUSTIFICATIVA

Frente às dificuldades apresentadas pelos alunos da 4ª série A da Escola M. Chapeuzinho Vermelho, quanto à compreensão e resolução das quatro operações, foi possível observar que o ensino de Matemática no processo de alfabetização são trabalhadas ainda hoje de forma fragmentada e descontextualizada da realidade social em que vive o aluno, encarando a matemática como algo pronto e acabado, abstrato do cotidiano.
Diante deste desafio, propomos colocar a informática como instrumento tecnológico e atual na aquisição de conhecimentos de maneira dinâmica e prazerosa, conciliando teoria e prática de forma contextualizada. Pois hoje, cabe aos educadores o grande desafio em colocar a tecnologia moderna como mais um recurso a serviço do processo ensino aprendizagem, preparando assim um aluno crítico diante de sua realidade.


OBJETIVO:

Possibilitar que os educandos sejam autônomos no processo de aprendizagem, criando identidades no sentido de opinar durante a apreensão do conhecimento, provocando intimidade do educando com o conteúdo, de forma que o mesmo possa associar a matemática com seu cotidiano, instigando importante vontade de transformações sociais. Principalmente em relação ao trabalho e consumo, desenvolvido no Projeto Agrinho.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Facilitar procedimentos de cálculos que levem à ampliação do significado do número e das operações ampliando a visão de mundo.
Proporcionar aos alunos um clima harmonioso de trabalho, valorizando a construção.
Desenvolver a criatividade, o raciocínio, percepção, auto-determinação e confiança, bem como socializar opiniões em relação aos trabalhos desenvolvidos.
Oportunizar aos alunos desenvolver as múltiplas inteligências, utilizando os recursos oferecidos pelo computador nas atividades desenvolvidas.


METODOLOGIA

Para a realização do projeto será trabalhada a linha construtivista, pois leva o aluno a construir o conhecimento de forma prática e prazerosa. O projeto Mercado de Sucata terá o intuito de fazer com que o aluno associe a matemática aprendida na escola com a matemática fora da escola, baseando-se na hipótese de que o mesmo tem a dificuldade de assimilar os conceitos matemáticos, uma vez que em sala de aula se ensina de modo fragmentado e descontextualizado de sua realidade.
Num primeiro momento, em conversa com os professores e coordenadores do CIEI-Centro de Informática Educativa Inclusiva, sobre a idéia de trabalhar em forma de projeto, a partir de uma “situação problema” encontrada em sala de aula.
Neste processo, juntamente com os alunos foi discutida e sugerida a idéia em montar um mercado de sucatas organizado por eles, onde cada aluno se propôs em guardar e trazer diversas embalagens de diferentes produtos.
A partir das embalagens foram desenvolvidas várias atividades de forma interdisciplinar. Levando o aluno a observar, comparar, calcular, raciocinar, manipular a compra e a venda de produtos com dinheiro de brinquedo, indo além da compreensão dos conceitos.
Dando continuidade ao trabalho, o desafio foi propor às crianças uma pesquisa nos mercados próximos de sua casa, fazendo um comparativo de preços, quantidades, prazo de validade, marcas, tipos e formas de embalagens e outros.
Com os dados coletados, foram criados problemas envolvendo as quatro operações. Após etiquetar todos os produtos, os alunos se colocaram como consumidores e faziam suas próprias compras. Em outro momento, discriminavam os produtos em notas fiscais e calculavam os preços.
Foi também sugerido a produção de propagandas voltadas para a visão crítica e persuasiva da mesma. Levando-os a perceber que a propaganda nos induz ao consumismo desnecessário a nossa sobrevivência, pois nem sempre a marca representa o melhor produto.
Em sala, os alunos desenharam suas próprias embalagens de produtos, voltadas para o uso da criatividade e imaginação. Em seguida os trabalhos foram encaminhados ao laboratório, onde as crianças utilizaram os recursos disponíveis no programa Paint para reprodução dos mesmos. Ao término, os trabalhos foram salvos no programa Word para serem imprimidos e expostos no mural da escola.
Em outro momento, produziram situação problema a partir das embalagens trabalhadas, envolvendo as quatro operações, simples e complexas, bem como o sistema monetário, a geometria das embalagens, o sistema de medidas e outros. No projeto também será explorado o valor nutricional dos produtos, levando-os a observar e reconhecer a importância dos nutrientes contidos nos alimentos consumidos em seu dia- a- dia. Da mesma forma, a cidade, o estado e a região do Brasil em que foram produzidos os produtos consumidos, as matérias primas utilizadas na fabricação e etc.
Da mesma forma, essa etapa foi desenvolvida no CIEI, utilizando os mesmos recursos do Paint, Word e Clip Art, para melhor apresentação.
Diante do sucesso dos trabalhos desenvolvidos dentro do projeto e os objetivos alcançados pelos alunos, percebi a importância de valorizar e socializar os conhecimentos adquiridos, de forma mais abrangente, incluindo pais e comunidade.
A forma de apresentação acontecerá na Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho, juntamente com a equipe de professores do CIEI- Centro de Informática Educativa Inclusiva, através de fotos, painéis, data shou, relatórios e relatos de alunos.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Acredito que este trabalho contribuiu para que os alunos compreendessem os conceitos que envolvem as quatro operações, o sistema monetário, o sistema de medidas, a geometria, bem como desenvolver a visão crítica em relação as propagandas veiculadas pela mídia. Inclusive conhecer e saber escolher, enquanto consumidor, os melhores produtos, observando data de validade, qualidade, preço e outros.
Essa proposta de trabalho teve sentido para os educandos, pois as atividades tiveram relação com o dia-a-dia dos mesmos, tais como: fazer compras, calcular o preço, pagar e receber o troco.
O grande sucesso desse projeto foi possível graças ao trabalho desenvolvido juntamente com o apoio e incentivo da equipe de professores do CIEI-Centro de Informática Educativa Inclusiva, onde foi elaborado o projeto, no qual as crianças realizaram várias atividades lúdicas, ampliando o raciocínio lógico, os conceitos de cálculos, interpretação de problemas, coordenação motora e visomotora ( uso do mouse), inteligências espacial e pictórica.
Enquanto professora me senti realizada em observar a aprendizagem e mudança de postura dos alunos, pois, os trabalhos no CIEI contribuem para uma prática pedagógica estimulante e criativa.

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